Jungle King
Compartilhe

BRK firma parceria com o Sebrae para incentivar o desenvolvimento de fornecedores

Com foco ESG, iniciativa gratuita é uma oportunidade para que empresas que fornecem soluções para o saneamento adequem seus negócios às esferas econômico, social e ambiental.
PorRedação
Jungle King
Compartilhe

A BRK, uma das principais empresas privadas de saneamento do país, acaba de firmar parceria com o Sebrae para incentivar seus fornecedores a alinharem os negócios à estratégia ESG (sigla em inglês para as diretrizes Ambiental, Social e de Governança), aspectos considerados imprescindíveis e de alto impacto no setor do saneamento.

Por meio do programa “Conexões Corporativas ESG” do Sebrae, a BRK incentivará seus fornecedores a medirem e acompanharem o desempenho do seu negócio, analisando as esferas econômica, social e ambiental. A partir desse diagnóstico, as empresas poderão rever suas estratégias, construir uma cultura sustentável, tornando-as mais transparentes, conscientes e atuantes no mercado.

“Desde o marco regulatório, o setor de saneamento aumentou demanda para atender às metas de universalização. Com isso, nasceu o desafio de criar uma rede de parceiros ainda mais forte, seguindo padrões éticos e sustentáveis para atender à nova realidade. A parceria com o Sebrae é uma grande oportunidade para que fornecedores de soluções para o setor também façam parte desse processo de transformação do saneamento básico no país. É uma iniciativa que faz parte da estratégia ESG da BRK, e contribui para o desenvolvimento da cadeia de valor do setor”, afirma Carlos Melo, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e ESG da BRK.

Como funciona

A BRK irá convidar, por meio de e-mails e comunicação direta, seus fornecedores a acessarem o portal do Sebrae e preenchem um breve questionário. Ao fim, o portal fornece um diagnóstico sobre as práticas ESG praticadas, e passam a ter acesso a um portal com conteúdo voltado a práticas ESG. Todo o conteúdo é digital e gratuito.

“Para o Sebrae, a parceria com uma grande empresa como a BRK é fundamental para disseminar a importância dos negócios implementarem ações de ESG e incluírem a agenda de sustentabilidade em suas rotinas para se diferenciarem e melhorar a competitividade no mercado”, comenta Renato Perlingeiro, coordenador de Indústria e Conexões Corporativas do Sebrae.

Como se tornar uma empresa fornecedora da BRK

As empresas interessadas em fazer parte do catálogo de fornecedores da companhia podem se candidatar por meio de um cadastro na página do programa “BRK Parceiros”, no endereço fornecedoresbrk.com.br, que incentiva a contratação de empresas e prestadores de serviços regionais em todo o país. É dedicado a empresas de todos os portes, inclusive pequenos negócios.

Os critérios de qualificação são dois: atuar no mesmo estado de uma operação da BRK e ainda não ter relação comercial com a companhia. A certificação e homologação das empresas fornecedoras regionais ocorrem somente quando elas vencem os processos de concorrência da concessionária.

Sobre o Sebrae

Ao fomentar o empreendedorismo e apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas, que são as grandes geradoras de emprego e renda do país, o Sebrae proporciona a inclusão econômica e social de milhões de brasileiros. A instituição investe em ações e programas de apoio aos pequenos negócios, incluindo os microempreendedores, com foco na formalização, educação empreendedora, inovação, crédito e sustentabilidade. Por meio de informações relevantes sobre mercado, tendências e regulamentações, auxilia a tomada de decisão de empreendedores de diversos segmentos. A partir de cursos, consultorias e capacitações, promove a competitividade, estimula a digitalização e a inovação nos pequenos negócios. O Sebrae também atua de forma articulada junto ao Congresso Nacional e aos demais Poderes para viabilizar a melhoria do ambiente legal e de negócios, além de parcerias de impacto com instituições públicas e privadas.

Sobre a BRK

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São mais de 100 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.

Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG, incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).

  • BRK
  • Diagnóstico
  • ESG
  • saneamento