betmotion
Compartilhe

Sebrae reconhece o talento das mulheres empreendedoras brasileiras

Anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece nesta terça-feira, em Brasília. Este ano, mais de 4 mil empreendedoras participaram da iniciativa 
PorRedação
betmotion
Compartilhe

O Sebrae realiza, nesta terça-feira (5), em Brasília, a cerimônia de anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023. Ao todo, 15 empreendedoras finalistas, selecionadas a partir das etapas estaduais e regionais, concorrerem em três categorias: “Pequenos negócios”, “Produtora rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”. Este ano, mais de 4 mil mulheres se inscreveram ao prêmio (número 37% maior que na edição anterior).

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a iniciativa do Sebrae é muito importante ao colocar em evidência os desafios diários enfrentados pelas mulheres que resolvem investir no empreendedorismo e abrir a própria empresa. “O preconceito ainda é um fator limitante que as mulheres precisam confrontar para ter sucesso nessa atividade”, comenta. Segundo ele, 42% das empreendedoras brasileiras já presenciaram situações de preconceito contra outra mulher dona de negócio e 25% já sofrerem na própria pele atitudes discriminatórias.

“As mulheres que decidem abrir a própria empresa têm menos suporte da sua rede de apoio em comparação aos empreendedores do gênero masculino”, lembra Décio Lima. Por conta disso, acrescenta, as donas de negócios terminam dedicando menos horas diárias às suas empresas pois utilizam praticamente o dobro de tempo do que os homens nos cuidados com familiares e com afazeres domésticos.

Além do reconhecimento nacional, as vencedoras do PSMN concorrem a benefícios que podem impulsionar seu negócio, como equipamentos eletrônicos de última geração e participação em missão técnica para capacitação. A iniciativa também tem como objetivo inspirar outras mulheres a investirem nos seus sonhos e acreditar em seu potencial empreendedor. Desde 2004, ano da primeira edição do prêmio, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e mais de 200 foram premiadas.

Sebrae Delas

É um programa do Sebrae que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.

Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Canal do Sebrae no Youtube.

Conheça as finalistas da edição 2023 aqui.

-

Serviço:

Cerimônia do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023

5 de dezembro | 17h às 20h30

Local: Brasília Palace Hotel – Brasília

  • Empreendedorismo Feminino
  • PSMN