Máquina de pesca
Compartilhe

Sebrae/MT apresenta roteiros turísticos, gastronomia e cultura do Pantanal em países europeus

Programa da Embratur, com o governo federal, busca a valorização dos pequenos negócios em torno do ecoturismo, etnoturismo e gastronomia
PorRedação
Máquina de pesca
Compartilhe

O Pantanal mato-grossense é o principal destino apresentado pelo Sebrae/MT durante a iniciativa “Galeria Visit Brasil” que tomou conta das principais cidades europeias, promovendo toda a riqueza turística, gastronômica e cultural brasileira. A iniciativa da Embratur em parceria com o governo federal leva o projeto de forma inédita para Paris, Roma, Londres e Lisboa.

Em Mato Grosso, levantamento recente feito pelo Sebrae/MT mostra que cerca de 150 mil empresas atuam no setor do turismo, direta e indiretamente. Os dados mostram que iniciativas de internacionalização do turismo podem fortalecer os pequenos negócios, segundo o diretor-técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

A Visit Brasil resgata no cenário internacional o diálogo com mercados consumidores do turismo brasileiro e a participação dos pequenos negócios, dos principais destinos brasileiros, para que o turista viva além das experiências que o Brasil oferece, mas também a experiência por meio da gastronomia pantaneira como, no nosso caso, que representamos em Mato Grosso.

André Schelini, diretor-técnico do Sebrae/MT.

Dentro do programa serão destacados o ecoturismo, turismo de aventura, turismo de experiência, cultura, gastronomia e o etnoturismo como um dos principais atrativos do país. E o bioma Pantanal foi um dos destinos escolhidos para receber essa atenção especial pela sua biodiversidade, exuberância e importância como patrimônio natural da humanidade.

“Essa é uma forma de conectar os pequenos negócios também como forma de internacionalização não só da economia criativa, do etno e ecoturismo, mas principalmente da gastronomia mato-grossense”, ressalta o diretor.

Setor amplo e engajado

Na galeria “Visit Brasil”, profissionais e empresas do setor turístico se reuniram para conhecer a iniciativa. Alguns sinalizaram o aumento de busca pelo destino do Pantanal até o ínicio de 2024, devido a diversidade turísticas a região. O proprietário da agência Luxustur, Ismael Pereiro, ressaltou a importância do Pantanal.

“O Pantanal é um destino bem interessante do Brasil e que tem muito para aproveitar”, acrescentou prevendo o envio de um grupo de turistas já no início do próximo ano.

Apenas no setor de alimentação, foram identificadas mais de 35,6 mil empresas ativas no estado, até setembro de 2023. Do total, 61,34% correspondem ao Microempreendedor individual (MEI), enquanto 32,59% são de Microempresas (ME) e apenas 6,05% representam as Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O chef Marcelo Cotrim apresentou a culinária brasileira em pratos servidos no evento. Foto: divulgação.

A gastronomia faz um papel central no evento para destacar a riqueza da culinária no Brasil, abrindo portas para a internacionalização de empreendimentos desse setor. O chef Marcelo Cotrim levou a tradição da culinária típica da região pantaneira para a Visit Brasil, com um menu composto por carne seca com mandioca e farofa de banana.

“Foi um evento impressionante de imersão gastronômica e muito mais. Acho que é importante essa divulgação para os portugueses entenderem que o Brasil também tem uma cultura imensa e que é um país muito rico e bonito “, relatou Magda Oliveira, CEO da agência Viaja Mundo.

Além disso, toda a estrutura e facilidades para a visitação turística, que envolvem passeios de barcos, safáris, observação de aves e pesca esportiva foram apresentados pela representante do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves.

“Vamos apresentar o destino turístico do Pantanal e o Cotrim apresentará gastronomia nestes espaços para agentes de turismo, formadores de opinião, imprensa. O Sebrae/MT acredita nesta proposta, considerando que o Brasil foi um dos destinos mais procurados para o ecoturismo e Mato Grosso tem uma diversidade, considerando os três biomas, e, o Pantanal é nosso carro chefe, com as belezas, a cultura, a gastronomia”, falou.

Galeria Visit Brasil

A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro, e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Além destes destinos, o Sebrae/MT vai à Lisboa, em Portugal, apresentar o Pantanal para um grupo de interessados.

A galeria deve passar também pelos Estados Unidos, em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.

  • Cultura
  • Gastronomia
  • Pantanal
  • Turismo
  • Visit Brasil