Slots 777
Compartilhe

Obras icônicas do artesanato brasileiro são expostas pela primeira vez no Salão Nacional do Turismo

Público que visitar o Mané Garrincha terá oportunidade de conhecer parte do acervo do CRAB que pela primeira vez será exposto fora do Rio de Janeiro
PorRedação
Slots 777
Compartilhe

A riqueza da cultura brasileira traduzida pelas mãos de artesãos de todo o país terá um ambiente exclusivo no Salão Nacional do Turismo, que acontece entres até domingo (17), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Uma mostra com peças do acervo do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) será apresentada pela primeira vez fora do Rio de Janeiro, onde está a sede do espaço. O Sebrae é um dos correalizadores desta 7ª edição, juntamente com o Ministério do Turismo (MTUR), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Além da mostra do CRAB, o público nacional e estrangeiro terá a oportunidade de acompanhar de perto a confecção de peças por artesãos e levar pra casa artigos que serão comercializados em uma feira de artesanato no local.

De acordo com a analista de Competitividade do Sebrae Nacional, Giselle Oliveira, o Salão Nacional do Turismo vai mostrar a riqueza cultural e diversidade do artesanato brasileiro. Segundo ela, o segmento integra a cadeia produtiva do Turismo de uma forma única, contribuindo para potencializar os destinos turísticos e para atrair os viajantes interessados em viver experiências memoráveis e mais próximas da realidade local.

“Será um momento de imersão na produção artesanal brasileira com suas múltiplas identidades culturais que são traduzidas em peças e criações desses artesãos. Os visitantes terão a oportunidade de vislumbrar e mergulhar nesse universo rico e expressivo do nosso artesanato”.Giselle Oliveira, Analista de Competitividade do Sebrae Nacional

Para estimular o empreendedorismo no setor, o Sebrae também realiza uma feira com a participação de 60 artesãos de 20 unidades da federação. Além de expor seus trabalhos, o grupo vai poder comercializar artigos e produtos no Salão Nacional do Turismo.

“Atuamos para o fortalecimento do setor e para que os artistas se reconheçam como empreendedores e valorizem sua produção de forma competitiva no mercado. Muitas vezes, são pessoas que estão distantes dos grandes centros urbanos e têm dificuldade de fazer parte de processos produtivos. Com nosso apoio, queremos que os artesãos possam viver da sua própria arte”, destacou Giselle.

Mostra

Em um ambiente de 100 m², os visitantes vão poder vislumbrar peças representativas de 26 estados e Distrito Federal. Uma das peças, a “Cadeira Rei”, de Espedito Seleiro, de Nova Olinda (CE) será exposta no local. Considerado mestre na arte de produzir peças em couro no sertão do Cariri, o artesão tem reconhecimento nacional e internacional. Também fazem parte da exposição, a peça “Onça” de Antônio de Dedé, de Lagoa da Canoa (AL); “Roda Viva”, de Mario Teles, de Divinópolis (MG); “Pássaro”, de Jorge Brito, de Resende (RJ), entre outras.

O CRAB

Inaugurado há sete anos pelo Sebrae, em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. O espaço é um dos principais pontos turísticos da capital fluminense para os apaixonados pelo Turismo Cultural. Recentemente foi destaque no jornal americano New York Times como um ótimo local para conhecer e comprar presentes tipicamente brasileiros. Além de exposições e mostras, o CRAB oferece capacitação e incentiva o empreendedorismo no universo do artesão, bem como realiza oficinais e workshops.

Com adquirir seu ingresso gratuito
Para garantir a entrada gratuita ao Salão do Turismo, basta acessar o site da plataforma Sympla, selecionar o dia específico ou os três dias para participar. Após preenchimento do cadastro, o visitante vai receber o ingresso por e-mail com o QR Code. Se preferir, também pode acessá-los diretamente no aplicativo da Sympla, disponível para download no APP Store ou Google Play.

Serviço
Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil
Quando: Dias 15, 16 e 17 de dezembro
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horários: Sexta (15) 13h às 21h; Sábado (16) 10h às 21h; Domingo (17) 10h às 18h

  • Turismo